Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Laboratório de Pesquisas sobre Violência contra a Mulher no Espírito Santo

Resumo: Objetiva-se no Laboratório desenvolver pesquisa e estudos sobre a violência contra a mulher no contexto nacional, regional e local analisando a problemática em seus diversos âmbitos. Para tanto, intenciona-se desenvolver um sistema de banco de dados, que consolide informações detalhadas sobre os casos de violência contra a mulher no estado do Espírito Santo.
A violência contra a mulher que abrange qualquer ato ou comportamento baseado no gênero, que pode causar morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico a mulher, na dimensão de esfera publica ou privada, violências que violam os direitos humanos e eliminar todas as formas de violência contra as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas é uma das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – Igualdade de Gênero.
A Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (Cedaw, 1979) e a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher (Convenção de Belém do Pará, 1994) estabeleceu o compromisso dos Estados em garantir às mulheres uma vida sem violência. A prevenção da violência de gênero é necessária para que ela não ocorra em primeiro lugar. Mas quando ela ocorre, os serviços essenciais devem atender às necessidades das mulheres e meninas, e a justiça deve ser implacável na defesa de seus direitos.
A estratégia da ONU Mulheres no Brasil faz parte do Programa Emblemático Global da ONU Mulheres Prevenção e Acesso aos Serviços Essenciais para Erradicar a Violência contra as Mulheres e Meninas. Ações inovadoras nas áreas de arte, cultura, educação, esportes, tecnologias da informação e comunicação, mídia e campanhas são meios pelos quais a ONU Mulheres promove a prevenção da violência de gênero.
Parcerias com instâncias do Estado (judiciário, legislativo e governos) nos três níveis: federal, estadual e municipal, para fortalecer a implementação das leis e das políticas públicas e a estrutura de atendimento às mulheres em situação de violência são formas de aumentar o acesso das mulheres à justiça e a serviços essenciais de qualidade.

Data de início: 31/03/2017
Prazo (meses): 84

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador BRUNELA VIEIRA DE VINCENZI
Pesquisador GABRIELA SANTOS ALVES
Pesquisador CATARINA CECIN GAZELE
Pesquisador MARIA BEATRIZ NADER
Pesquisador ANGELICA ESPINOSA BARBOSA MIRANDA

Páginas

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910