Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Instruções

PRAZOS E INFORMAÇÕES INICIAIS

  • 15/05/2020 Último dia para depósito da dissertação (Turma 2018)

  • 15/07/2020 Último dia para defesa da dissertação (Turma 2018)

 

PORTARIA 002/2020 PPGDIR/UFES - PRORROGAÇÃO

Defesa ONLINE (marcar com mínimo de 7 dias de antecedência)

Formulário para depósito e marcação da defesa

Tutorial Webconferência (DOCENTES)

Tutorial Webconferência (DISCENTES)

 

Defesa de dissertação do mestrando Jordan Tomazelli Lemos 06/04/2020

Defesa de dissertação do mestrando Fernando Ribeiro da Silva Carvalho 07/04/2020

Insira em sua agenda e receba notificações em seu celular

 

Passagens e diárias - ver instruções aqui. Pedir 30 dias antes (NO PERÍODO DE QUARENTENA AS DEFESAS SERÃO ONLINE)

Não é necessário efetuar reserva de sala. O mestrando deve acompanhar andamento da marcação em 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1lDY_VivAPJpJuVP2n5o9h43TqKpAGQIQ...

 

 

PASSO A PASSO PARA DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO

O depósito e marcação da defesa deverá ser realizada no formulário online disponível abaixo, com mínimo de 7 (sete) dias úteis antes da data prevista para defesa.

http://www.direito.ufes.br/pt-br/conteudo/formulario-deposito-de-dissertacao

Veja o passo a passo para o correto preenchimento do formulário:

 

1 - DADOS INICIAIS

Nesta seção o discente deverá informar dados pessoais e informar se sua pesquisa está vinculado a algum projeto de pesquisa/grupo cadastrado na PRPPG/UFES.

 

2 - COMPOSIÇÃO DA BANCA EXAMINADORA

A banca examinadora deve ser composta da seguinte maneira: o orientador + 2 ou 3 (dois ou três) titulares, sendo que pelo menos um destes titulares deverá obrigatoriamente ser membro do corpo de docentes do PPGDIR, e um ser externo aos quadros do PPGDIR e da UFES + 1 (um) suplente - todos portadores do título de Doutor ou equivalente. No formulário de depósito o discente deverá inserir os nomes dos integrantes da banca (titulares e suplente). Caso tenha algum membro convidado gentileza informar o CPF e E-MAIL no campo “OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES”. Abaixo critérios exigidos para indicação de cada membro:

  • Co-orientador (SE HOUVER) - Será admitido 1 (um) co-orientador (detentor do título de Doutor ou equivalente) por dissertação quando a natureza do trabalho o justifique. A solicitação de um co-orientador será feita pelo orientador a coordenação, que submeterá o nome indicado à homologação do Colegiado Acadêmico. Quando o co-orientador proposto não pertencer aos quadros do PPGDIR, a sua indicação deverá ser instruída por informações que permitam ao Colegiado Acadêmico avaliar a capacidade profissional do indicado para exercer as tarefas de co-orientação. 

  • Membro interno - um dos professores que integram o quadro de docentes do PPGDIR/UFES.

  • Membro externo - professor externo aos quadros da UFES (detentor do título de Doutor ou equivalente) e que esteja necessariamente vinculado a algum programa de pós-graduação strictu sensu (MESTRADO e DOUTORADO) na época da defesa.

  • Membro convidado - a critério do orientador, a banca poderá ser integrada também por um membro convidado, desde que possua título de doutor ou equivalente e não exceda o número máximo de membros permitido em regimento (até 5 membros, contando com o orientador).

  • Suplente - deve-se indicar um professor (detentor do título de Doutor ou equivalente) que ficará de sobreaviso e substituirá um dos membros titulares no dia da defesa em caso de necessidade.

 

3 - DADOS PESSOAIS MEMBRO EXTERNO

Inserir dados pessoais do membro externo. Todos os dados são de extrema importância, sem os quais não será possível cadastrar as informações da defesa nos sistemas da CAPES. Recomendamos que ao fazer o convite ao professor externo já solicite estes dados, sem os quais não será possível efetuar o depósito.

 

4 - MARCAÇÃO DA DEFESA

Nesta seção o discente deve seguir os seguintes procedimentos:

  • Indicar se necessita de webconferência (caso não seja possível que algum membro esteja presente é necessário marcar a opção SIM). (NO PERÍODO DE QUARENTENA AS DEFESAS SERÃO ONLINE)
  • Informar data e horário da defesa. 
  • O discente deve informar título, resumo em português e em língua estrangeira de sua dissertação.
  • Inserir 1 (um) arquivo em formato PDF com a dissertação completa, isto é, com todos os elementos exigidos pela ABNT. O discente deve observar rigorosamente as normas descritas nos manuais abaixo, assim como a normativa interna do PPGDIR.
  • O texto não poderá ser alterado após o depósito e a Secretaria do PPGDIR, que irá proceder a verificação do texto em sistemas antiplágio.

Normalização e Apresentação de Trabalhos Científicos e Acadêmicos

Normalização de Referências NBR 6023:2002 

Formatação das Dissertações do PPGDIR/Ufes
  • No formulário há um campo para inserir uma declaração de ciência do(a) orientador(a), desta forma o discente deve recolher a assinatura do(a) orientador(a) e digitalizar o arquivo para envio no ato do depósito. O modelo da declaração está disponível anexo.

 

Após o depósito, caso haja algum imprevisto e algum dado precise ser alterado o discente deve enviar as alterações e devida justificativa para o e-mail ppgdir.ufes [at] gmail.com. Não serão feitas alterações por telefone.

 

CALENDÁRIO DAS DEFESAS

A medida que recebermos os depósitos iremos colocar os dados em planilha que está disponível em https://goo.gl/GQBeCA

Na planilha é possível acompanhar o status da aprovação/reserva para que sua defesa ocorra.

 

DEFESAS POR WEBCONFERÊNCIA (PERÍODO DE QUARENTENA - COVID-19)

Em razão da suspensão das atividades presenciais na Universidade, por conta da pandemia COVID-19, a PRPPG/UFES publicou a Portaria Normativa 03 que autoriza e regula as Defesas e Exames via plataformas eletrônicas. Abaixo tutoriais para mestrandos em defesa e professores da banca.

Tutorial Webconferência (DOCENTES)

A Portaria Normativa 03/2020 da PRPPG (disponível aqui) estabelece os procedimentos para realização de defesas de tese/dissertações  e exames de qualificação por meio de plataformas eletrônicas. Durante este período do COVID-19 as seções devem ser realizadas apenas virtualmente. A Portaria estabelece que as atas e demais documentos de defesa devem ser assinados digitalmente pelo sistema de protocolo LEPISMA:

§3o. Excepcionalmente durante o período de prevenção a COVID-19, a assinatura do presidente da banca deverá ser efetuada por meio do sistema de protocolo digital da UFES, LEPISMA, uma vez que a presença física do presidente da banca não é obrigatória. Neste caso, é necessário que o examinador interno do programa também assine os documentos por meio do sistema de protocolo digital da UFES, LEPISMA. 

 

PROCEDIMENTO:

  1. A secretária do programa deve preparar normalmente a ATA em pdf, e enviar por e-mail para o presidente da banca.
  2. Para assinatura, o presidente da banca deve se logar no LEPISMA https://protocolo.ufes.br/  com seu login e senha única e vai no menu UTILITÁRIOS - ASSINAR ARQUIVOS - faz o upload da ATA escolhe o tipo da assinatura e clique em ASSINAR, após baixa o arquivo gerado assinado.
  3. O presidente da banca de posse do arquivo assinado pelo LEPISMA, o envia por e-mail para o membro interno que deve repetir o procedimento de ASSINATURA descrita no item 2.
  4. Caso o membro externo for também da UFES, o membro interno deve enviar por e-mail o arquivo gerado pelo assinador do LEPISMA
  5. último membro a fazer a assinatura pelo assinador do LEPISMA (membro interno ou membro externo, se for docente da UFES), deve encaminhar o arquivo final por e-mail para a secretaria do Programa.

Tutorial Webconferência (DISCENTES)

Caso queira SOMENTE ASSISTIR, basta seguir as instruções abaixo:

  • 1. Entre em https://tinyurl.com/ppgdir
  • 2. Entre na opção "Não tenho uma conta" e insira seu nome e sobrenome. Clique em "Entrar"
  • 3. Clique em "Confirmar"
  • 4. Não habilite seu áudio nem vídeo para ser ouvinte durante a defesa.

 


Secretaria do PPGDIR/UFES - Serviços

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