Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Instruções

PRAZOS

Já está disponível em nosso site o calendário com as principais atividades que serão desenvolvidas ao longo do semestre 2019/1. Seguem as datas referentes ao depósito e defesa:

30/04/2019 Último dia para depósito da dissertação (16:00h)

03/05/2019 Homologação das bancas pela coordenação

06/05 a 01/07/2019 Período para defesa da dissertação

 

Passagens e diárias - ver instruções aqui.

Não é necessário efetuar reserva de sala. A Secretaria irá reservar e enviar confirmação para e-mail do discente.

 

 

PASSO A PASSO PARA DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO

O depósito e marcação da defesa deverá ser realizada no formulário online disponível abaixo. Veja o passo a passo para o correto preenchimento do formulário:

 

1 - DADOS INICIAIS

Nesta seção o discente deverá informar dados pessoais e informar se sua pesquisa está vinculado a algum projeto de pesquisa/grupo cadastrado na PRPPG/UFES.

 

2 - COMPOSIÇÃO DA BANCA EXAMINADORA

A banca examinadora deve ser composta da seguinte maneira: o orientador + 2 ou 3 (dois ou três) titulares, sendo que pelo menos um destes titulares deverá obrigatoriamente ser membro do corpo de docentes do PPGDIR, e um ser externo aos quadros do PPGDIR e da UFES + 1 (um) suplente - todos portadores do título de Doutor ou equivalente. No formulário de depósito o discente deverá inserir os nomes dos integrantes da banca (titulares e suplente). Caso tenha algum membro convidado gentileza informar o CPF e E-MAIL no campo “OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES”. Abaixo critérios exigidos para indicação de cada membro:

  • Co-orientador (SE HOUVER) - Será admitido 1 (um) co-orientador (detentor do título de Doutor ou equivalente) por dissertação quando a natureza do trabalho o justifique. A solicitação de um co-orientador será feita pelo orientador a coordenação, que submeterá o nome indicado à homologação do Colegiado Acadêmico. Quando o co-orientador proposto não pertencer aos quadros do PPGDIR, a sua indicação deverá ser instruída por informações que permitam ao Colegiado Acadêmico avaliar a capacidade profissional do indicado para exercer as tarefas de co-orientação. 

  • Membro interno - um dos professores que integram o quadro de docentes do PPGDIR/UFES.

  • Membro externo - professor externo aos quadros da UFES (detentor do título de Doutor ou equivalente) e que esteja necessariamente vinculado a algum programa de pós-graduação strictu sensu na época da defesa.

  • Membro convidado - a critério do orientador, a banca poderá ser integrada também por um membro convidado, desde que possua título de doutor ou equivalente e não exceda o número máximo de membros permitido em regimento (até 5 membros, contando com o orientador).

  • Suplente - deve-se indicar um professor (detentor do título de Doutor ou equivalente) que ficará de sobreaviso e substituirá um dos membros titulares no dia da defesa em caso de necessidade.

 

3 - DADOS PESSOAIS MEMBRO EXTERNO

Inserir dados pessoais do membro externo. Todos os dados são de extrema importância, sem os quais não será possível cadastrar as informações da defesa nos sistemas da CAPES. Recomendamos que ao fazer o convite ao professor externo já solicite estes dados, sem os quais não será possível efetuar o depósito.

 

4 - MARCAÇÃO DA DEFESA

Nesta seção o discente deve seguir os seguintes procedimentos:

  • Indicar se necessita de webconferência (caso não seja possível que algum membro esteja presente é necessário marcar a opção SIM).
  • Informar data e horário da defesa. 
  • O discente deve informar título, resumo em português e em língua estrangeira de sua dissertação.
  • Inserir 1 (um) arquivo em formato PDF com a dissertação completa, isto é, com todos os elementos exigidos pela ABNT. O discente deve observar rigorosamente as normas descritas nos manuais abaixo, assim como a normativa interna do PPGDIR.
  • O texto não poderá ser alterado após o depósito e a Secretaria do PPGDIR, após verificação do texto em sistemas antiplágio, encaminhará por e-mail, para cada membro da banca examinadora, o arquivo em PDF. Caso o membro da banca solicite também a versão impressa o discente deverá deixar disponível na secretaria para procedermos o envio pelos correios.

Normalização e Apresentação de Trabalhos Científicos e Acadêmicos

Normalização de Referências NBR 6023:2002 

Formatação das Dissertações do PPGDIR/Ufes
  • No formulário há um campo para inserir uma declaração de ciência do(a) orientador(a), desta forma o discente deve recolher a assinatura do(a) orientador(a) e digitalizar o arquivo para envio no ato do depósito. O modelo da declaração está disponível anexo.

 

Após o depósito, caso haja algum imprevisto e algum dado precise ser alterado o discente deve enviar as alterações e devida justificativa para o e-mail ppgdir.ufes [at] gmail.com. Não serão feitas alterações por telefone.

 

CALENDÁRIO DAS DEFESAS

A medida que recebermos os depósitos iremos colocar os dados em planilha que está disponível em https://goo.gl/GQBeCA


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